Arcanjos.com

 

Desde 1994 até esta data muito tem se falado sobre o Código Bíblico. Talvez você já tenha ouvido falar. Talvez não. Porisso vamos começar desde o início.

É comum, quando se trata do Código Bíblico, voltar pelo menos até o século 12 quando rabinos escreveram pela primeira vez terem sido descobertas palavras com significado escondidas nos textos do Torá . O Torá é composto pelos primeiros cinco livros que compõe a Bíblia e cuja autoria é voltada a ninguém menos que Moisés. Estas cinco obras de Moisés são conhecidas também como Pentateuco.

A Tradição judaica diz que tudo e todos que já existiu, existe ou existirá foi gravado no texto dos cinco primeiros livros da Bíblia. Como os textos foram passados letra a letra de Deus para Moisés todas as gerações posteriores procuraram ser as mais fiéis possíveis de forma a preservar intacto o texto original. Os rabinos sempre foram zelosos com os copista lembrando-os que a simples mudança de uma letra no trabalho poderia signficar o fim do mundo, literalmente.

Apenas mínimas mudanças ocorreram no texto original após mais de 3200 anos desde que Moisés a recebeu.

Foi durante a Segunda Guerra Mundial, com a tentativa de extermínio total dos judeus ( a 'solucção final' de Hitler ) que Michael Ber Weissmandl, um rabino eslovaco, continuou seu estudo dos antigos escritos que diziam conter textos codificados na Torá. Porém os nazistas chegaram até ele e a maioria de seu tempo foi utilizada na negociação pela vida de seu povo. Ele acabou sendo colocado num trem da morte, juntamente com sua família. Reza a lenda que ele possuía apenas pão, três livros, duas cópias da Torá e um escrito empoeirado de um estudante do século 13 mencionando os códigos ocultos. Weissmandl conseguiu escapar sozinhod do trem e eventualmente fugiu para os Estados Unidos onde pôde continuar suas pesquisas. Passou o resto de sua vida torturado pelo remorso por não ter podido salvar nenhum de seus filhos. Faleceu em 1957.

Cerca de 25 anos após houve um conjunto de coincidências que novamente tiraram os Códigos da obscuridade e os colocarão em destaque. A Guerra que trouxe tanta devastação ao mundo acabou também revelando a famosa máquina de codificação alemã ENIGMA. Este fato levou a grandes estudos de estatísticas e probabilidades que culminaram na invenção dos modernos computadores.

Com o advento do computador pessoal foi possível efetuar pesquisas de códigos em segundos ao invés de horas e mesmo dias. Pesquisadores inspirados pelo trabalho de Weissmandl e os utilizando como ponto de partida começaram a desenvolver o software necessário para efetuar as pesquisas.

Simultaneamente ocorreu um 'renascimento' de fé entre mentes brilhantes do Judaísmo. Cientistas e intelectuais também começaram a ser atraídos para as crenças mais ortodoxas. Estas mesmas pessoas começaram então a se devotar ao estudo da Torá e dos Códigos.

Dois destes cientisas : Doron Witztum ( estuante graduado em Física ) e Eliyahu Rips ( matemático renomado ) junto com Yoav Rosenberg ( um expert de computadores ) deixou o mundo científico estupefato quando em 1994 efetuaram a publicação de seus trabalhos referente aos Códigos no periódico Statistica Science, renomada publicação. O trabalho do trio referente a Sequências Equidistantes de Letras no Livro de Gênesis foi baseado no trabalho original de Weissmandl. O trabalho descrevia a descoberta de 34 figuras notáveis ( os Grandes Sábios ) da história judia juntamente com datas de nascimento e morte e a significação estatística de cada código. Statistical Science corajosamente publicou a matéria, embora de forma relutante devido à tempestade de controvérsias que certamente resultaria. Em uma declaração do periódico seu editor Robert Kass escreveu : "Nossos referenciadores ficaram estupefatos: suas crenças anteriores os fizeram pensar que o Livro de Gênesis não poderia conter referências significativas a indivíduos dos tempos atuais. (...) O trabalho é oferecido aos leitores de Statistical Science como um quebra-cabeças desafiador ".

Controvérsias realmente surgiram não apenas na comunidade científica mas também na comunidade religiosa - entre Judeus e Cristãos. Foram escritos livros sobre o fenômeno - principalmente The Bible Code de Michael Drosnin e Cracking the Bible Code de Jeffrey Satinover - que arrebataram a atenção mundial.

Pesquisadores cristãos também começaram a procurar códigos na Bíblia sobre Jesus Cristo. Livros foram publicados sobre seus achados, entre eles : His Name is Jesus : The Mysterious Yeshua Codes , de Yaacov Rambsel e The Signature of God , de Grant Jeffrey.

Professor Barry Simon, chefe do departamento de matemática da CalTech ( Faculdade de Tecnologia da Califórnia ) - ele mesmo um Judeu ortodoxo - organizou uma declaração disputando os códigos que haviam sido assinados por PHDs através do mundo. Ataques sobre o Código foram lançados por um grupo de cientistas liderados por Brendan MkKay, um leitor no departamento de ciências da computação da Universidade Nacional da Austrália. Sua réplica foi publicada pelo periódico Statistical Science em 1999. Witztum, Rips e Rosenberg (WRR) estão trabalhando em uma tréplica.

Aish HaTorah, uma organização baseada em Jerusalém dedicada a trazer a Judeus seculares uma fé renovada em Deus através de seus Seminários de Descoberta agora usa os Códigos para ajudar a convencer céticos . No final de 1996 The Wall Street Journal efetuou a cobertura desta aproximação por Aish.

Cientistas tanto Judeus como Cristãos ao redor do mundo estão usando software desenvolvido por WRR para pesquisar as escrituras por novos códigos e computaar sua significância estatística o que em termos de layman significa poder consideram real ou não. Foi formada a International Torah Code Society (ITCS) tendo ocorrido sua primeira reunião em Jerusalém em 1999. O pesquisador Robert Haralick ( Professor de Engenharia Elétrica da Universidade de Washington) apresentou novas evidências e os trabalhos em progresso ao grupo.

The Bible Code Digest foi fundada em 1999 para divulgar os desenvolvimentos no campo da pesquisa dos Códigos Bíblicos, incluindo os resultados de suas próprias pesquisas. BCD mantém este site e publica uma newsletter mensal para assinantes. O fundador R Edwin Sherman escreveu um fascinante livro sobre o assunto ; Breakthrough: Encountering the Reality of the Bible Codes , que está disponível gratuitamente aos assinantes da BCD .

Mas afinal, o que são os Códigos Bíblicos ? Os códigos bíblicos são palavras-chaves que são colocadas em programas de computador próprios. Estes programas efetuam uma varredura da Bíblia e fornecem uma 'grade' contendo o 'texto' de pesquisa fornecido. Nesta grade podem ser encontradas sequências de palavras que podem ser reconhecidas. As palavras podem estar separadas por letras equidistantes uma da outra, estar em sequência perpendicular ou transversal ou mesmo de outras formas. Um exemplo real : ao se colocar a palavra 'ROSWELL' obtém-se uma grade. Nesta grade pode ser obtida a palavra 'OVNI' . Acessando-se o site da BCD pode-se obter um número significativo de pesquisas já efetuadas.

E qual a veracidade de tudo isto ? Bem, a obra foi divulgada em 1994 na Statistical Science por um motivo : estatisticamente não pode ser explicada. Explica-se : Estatística e Probabilidade são ciências aceitas atualmente em nossas vidas, em nosso cotidiano. Faz parte dos estudos clássicos . Aceitamos estudos estatísticos como absolutamente verdadeiros em todos os aspectos atuais de nossa vida. E estas estatísticas dizem que é impossível os achados dos Códigos serem simples coinciências. A formação de palavras e mesmo textos após a utilização de palavras-chaves é uma charada estatística : seria um caso em centenas de milhares opu mesmo centenas de milhões de combinações possíveis. Ainda mais levando-se em conta que os resultados obtidos têm relação com o texto pesquisado e , ainda mais, fazerem um contexto coerente e comprovado pela história. Isto acaba indo a bilhões contra um. A menos que não aceitemos as estatísticas, como dizem alguns céticos. Mas nestes casos nossa própria vida cotidiana viraria um caos desorganizado. Afinal estaríamos negando uma ciência comprovada e que utilizamos para contra-provar um argumento.

Os códigos funcionam para o passado e mesmo para o presente. Funcionam também para o futuro ? Este é um assunto polêmico. Deveríamos fornecer perguntas corretas para se obter respostas corretas. Mas é possível. Correntes de estudiosos tendem a pensar que este código mostra um POSSÍVEL futuro, não o que irá efetivamente ocorrer. Mas estão em minoria. Se for como a maioria acredita os códigos podem , sim, nos mostrar o futuro. Bastaria que formulássemos as questões de forma pormenorizada, sabendo o que procurar.

Se pode ser previsto o futuro houve a pesquisa sobre o Fim do Mundo ? Houve, sim. E, aqui, um fato ainda mais curioso. A data prevista para o Fim do Mundo deu como resultado o ano de 2012 . O mesmo ano previsto pelos Maias, milhares de anos atrás. Atualmente temos visto um grande número de reportagens sobre cometas, meteoros e afins. É dito que no ano de 2012 seríamos atingidos por um meteoro de grandes proporções afetando diretamente o mundo inteiro. Uma queda destas poderia mesmo colocar em ignição vulcões adormecidos há milhares de ano por todo o planeta causando, junto com o trauma da queda em si, um holocausto nunca antes visto pela atual civilização. Atingindo os oceanos teríamos uma tsunami nunca antes observada, com centenas ( ou mesmo milhares ) de metros de altura, devastando não apenas as áreas costeiras como basicamente todas as terras secas. Ou um conjunto dos dois tipos de impacto. Tudo fica, no momento, no campo das especulações. O interessante é a convergência da data de 2012 - por diversos meios, diversas civilizações, diversos tempos - para uma grande mudança no planeta e, consequentemente, na humanidade.

Se você se interessou pelo assunto basta ir no Goggle ( por exemplo ) e efetuar uma pesquisa avançada com a expressão completa 'Bible Code' ou 'Código Bíblico' . Há livros em português que também tratam do assunto.

 

Volta