O PRIMEIRO LIVRO DE ADÃO E EVA - Capítulos XI a XV
Os capítulos XI a XV tratam basicamente de uma conversa mais íntima de Deus com Adão. Mais uma vez Adão lamenta sua queda do Jardim do Éden. E mais uma vez ele tem uma aparente morte. É também explicada uma grande escuridão como sendo a queda do anjo Lúcifer, onde temos no capítulo XIII:
2. "Ó Adão, enquanto o bom anjo foi obediente a Mim, a luz brilhante repousava nele e em suas hostes"
3. "Mas quando ele desobedeceu Meu mandamento, Eu o privei dessa natureza luminosa, e ele se tornou opaco".
4." E quando ele estava nos céus, nos domínios de luz, ele não conhecia nada da escuridão".
5. "Mas ele desobedeceu e Eu o fiz cair do céu para a terra; e foi esta escuridão que lhe sobreveio".
Temos então quase em paralelo a queda de Lúcifer por haver concebido também a perdição do Homem. O castigo acaba sendo imposto tanto sobre o Anjo Caído quanto a Adão e Eva. E a diferenciação ainda maior de Lúcifer fica patente , conforme abaixo :
3. "Mas quando ele desobedeceu Meu mandamento, Eu o privei dessa natureza luminosa, e ele se tornou opaco".
Ele perde a luminosidade, a grandesa. Torna-se ao invés de algo sublime e brilhante, opaco.
É explicado o motivo da existência da noite. Adão e Eva não a conheciam pois trevas não havia no Paraíso. E isto os assustou por demais, chegando a Adão solicitar a Deus sua morte para que não mais tivesse que suportá-la. O que lhe é negado, conforme o capítulo XIV :
2. Mas Deus o Senhor disse a Adão: "Em verdade Eu te digo, esta escuridão passará por ti todos os dias que determinei para ti até o cumprimento da Minha aliança; quando então Eu te salvarei e te levarei de novo para o jardim, para a morada de luz que tu almejas, onde não há escuridão. Eu o trarei a ele, ao reino do céu".
Porém o que mais chama a atenção é a profecia de que Deus teria , um dia, que vir ao mundo para sofrer e padecer como um ser humano comum, um descendente de Adão e Eva :
4. "Mas Eu, sim, salvar-te-ei. Quando Eu descer do céu e tornar-Me carne da tua descendência, e tomar sobre Mim a enfermidade da qual tu padeces, então a escuridão que caiu sobre ti nesta caverna virá sobre Mim no túmulo, quando Eu estiver na carne da tua descendência".
5. "E Eu, que sou eterno, estarei sujeito à contagem dos anos, dos tempos, dos meses e dos dias, e serei considerado como um dos filhos dos homens, para te salvar".
Esta acaba sendo a base sobre a qual o Cristo criaria sua edificação. Ele viria para sentir a contagem dos anos, dos tempos, sendo considerado um filho do Homem. Sofreria mesmo a morte, a escuridão e o mal que de que padece Adão e por conseguinte todos nós. E seria um dos pilares do Cristianismo .
FC/2003